O Sul da Ásia compreende os países que ficam entre a cadeia montanhosa do Himalaia e o Oceano Índico (de norte a sul) e entre os vales dos rios Ganges e Indus (de leste a oeste). A linha costeira do Oceano Índico na região vai desde o Mar da Arábia (no oeste) à Baía de Bengala (no leste). O enorme território de formato triangular do Sul da Ásia é também conhecido como Subcontinente Indiano.
Entenda O deslocamento da placa tectônica do Subcontinente Indiano em direção ao norte e o seu choque com a placa asiática provocou a formação da cordilheira do Himalaia, onde se encontram as maiores montanhas do planeta, que são também o limite norte da região do Sul da Ásia.
Tirando o Himalaia, o clima é tropical, com monções no verão e invernos secos. As monções não têm distribuição regular na região, indo de quase inexistentes no oeste do Paquistão a seis meses de duração no sul da Índia; no Sri Lanka, elas ocorrem duas vezes por ano, em maio e outubro/novembro.
A influência da cultura indiana pode ser observada em toda a região. Tanto o hinduísmo como o budismo tiveram suas origens no Sul da Ásia. Já o islamismo foi introduzido no século VII e bastante difundido durante o império mugal.
A região é uma das mais densamente povoadas do planeta, com aproximadamente 1,6 bilhão de habitantes, o que equivale a um quarto de toda a população mundial, com uma densidade sete vezes maior que a média de todos os países juntos.
O esfacelamento do Sul da Ásia numa série de países deve-se à invasão e domínio do Império Britânico, que dividiu a região segundo seus interesses próprios e que provocou a formação de diferentes países com a independência da Índia em 1947.
Países
Bangladesh |
Butão |
Índia |
Maldivas |
Nepal |
Paquistão |
Sri Lanka |
Nenhum comentário:
Postar um comentário